sábado, 15 de outubro de 2011

Nasce o Comitê do Lixo

Foi referendado pelos membros da Comissão Organizadora do Fórum do Lixo os 22 membros do Comitê do Lixo, órgão que irá atuar, junto à Prefeitura, na elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Municipal de Gestão Integada de Resíduos Sólidos.

O referendo público aconteceu no dia 6 de outubro na UNIFAE e foi transmitido em tempo real através do grupo Fala São João no Facebook.

O criação do Comitê é a primeira das diretrizes norteadoras da Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos contidas na Carta do Lixo, que se torna realidade.

Os nomes dos membros do Comitê foram encaminhados ao Prefeito, nesta sexta-feira, que deverá fazer uma Portaria/Decreto nomeando-os e estabelecendo a sua existência no arcabouço jurídico municipal. A nomeação do Comitê não implica em remuneração, uma vez que o trabalho é voluntário.

Formam o comitê pessoas que livremente se inscreveram e representantes indicados por instituições e associações de classe, que a Comissão Organizadora do Fórum do Lixo de quem era a responsabilidade de chamar os atores a participarem do processo julgou necessário convidar.

Participarão do Comitê, membros indicados pela ACE, AEA, Ciesp/Fiesp, Unifae, Unifeob, Prefeitura e Câmara. Os outros 15 membros inscreveram-se livremente a participar do Comitê. A escolha das organizações foi para garantir que houvesse a participação do poder público municipal, da inciativa privada, das universidades e da sociedade civil, no Comitê.

Um dia antes do Comitê ter sido criado, o Prefeito Municipal atendeu aos membros da Comissão Organizadora em seu gabinete. A audiência era aguardada há 15 dias e o prefeito Nelson justificou a demora em função da elaboração de um Termo de Referência para a Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos .O termo que contém mais de 200 páginas, foi entregue oficialmente ao grupo e será disponibilizado na Internet, através do site da Prefeitura, podendo ser lido e estudado por qualquer munícipe.

O Termo de Referência é uma exigência da Lei de Licitações que sintetiza como deve ser executada uma obra ou serviço.

A primeira tarefa do Comitê será a de analisar o documento, aprovando-o ou sugerindo mudanças para que o objetivo final que é o de uma gestão sustentável na disposição dos resíduos sólidos seja alcançado.

De acordo com o prefeito, o Termo de Referência foi feito com base no conteúdo das palestras do Fórum do Lixo e nas informações encaminhadas pelos palestrantes que analisaram o Plano de Sanemento que a Prefeitura dispunha. Os pareceres foram entregues em mãos ao prefeito no segundo dia do Fórum.

Como os técnicos presentes ao Fórum se prontificaram a continuar ajudando, numa espécie de Fórum virtual e permanente de discussão, cópias do Termo de Referência serão enviadas a diversos especialistas.

A primeira reunião do Comitê será na próxima quinta-feira, às 19 horas. O local ainda será definido. O Comitê solicitou à Prefeitura que a equipe técnica que fez o Termo, participe da reunião para sanar as primeiras dúvidas.

Estima-se que num prazo de 15 a 30 dias, o Comitê tenha uma definição sobre o Parecer.

Conheça os integrantes do Comitê

Nome

Setor

Representa

Cargo/profissão

Adenilson Anacledo de Pádua

Sociedade Civil

Advogado

Ana Lúcia Tarifa Quintana

Sociedade Civil

Pedagoga

Carlos Eduardo D'Afonseca

Sociedade Civil

Eng. Mecânico

Carolina Diniz Amorim

Sociedade Civil

Advogada

Cecília Zanetti

Sociedade Civil

Estudante

Christoph Von Gossler

Iniciativa Privada

ACE

Comerciante

Cristiano Lúcio Costa Censoni Filho

Sociedade Civil

Publicitário

Elenice Vidolim

Poder Público

Prefeitura

Vice-prefeita

Francisco Arten

Poder Público

Câmara Municipal

Presidente da Câmara

Giuseppe Lo Duca

Sociedade Civil

Médico

João Otávio Bastos Junqueira

Academia

UNIFEOB

Presidente do Conselho Curador

Joaquim Eugênio Fernandes

Sociedade Civil

Funcionário P. Aposentado

Luciel Henrique de Oliveira

Academia

UNIFAE

Coordenador do Curso de Mestrado

Luiza Francisca A. B. de Albuquerque Sopran

Sociedade Civil

Psicóloga

Marcelo De Luca Marzochi

Sociedade Civil

Advogado

Marco Antonio de Souza

Sociedade Civil

Funcionário Público

Maria Isabel Pereira

Sociedade Civil

Jornalista

Maria Luisa Borges Sorbello

Sociedade Civil

Arquiteta

Renata Gabriela Palhares Aversa

Sociedade Civil

Gestora Ambiental

Rodion Moreira

Sociedade Civil

AEA

Engenheiro

Rosinei Diogo de Almeida

Sociedade Civil

Coordenadora Pedag. de Filo. e Sociologia

Saturnino Castilho Júnior

Iniciativa Privada

CIESP

Diretor Titular

0 comentários:

Postar um comentário